Sobre
Conheça um pouco sobre a história e a equipe da Associação Brasileira das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença - DOHaD Brasil
História
A formação da nossa Associação é baseada em pesquisas iniciais de pioneiros do Conceito das Origens Desenvolvimentistas da Sáude e das Doenças (DOHaD), como o professor epidemiologista David James Purslove Barker. Ao realizar estudos na década de 1980, Barker observou que ambientes gestacionais desfavoráveis se correlacionavam a casos de morte por doenças cardíacas 60 anos depois. Estes estudos epidemiológicos levantaram a hipótese de que as influências ambientais que atuam durante os primeiros estágios de desenvolvimento possam afetar a suscetibilidade à doença mais tarde na vida. A “hipótese de Barker” estimulou o desenvolvimento de uma nova linha de pesquisa, que hoje é denominada “Conceito DOHaD”.
Neste contexto, no Brasil, os professores Paulo Mathias (Universidade Estadual de Maringá) e Egberto Moura (Universidade Estadual de Rio de Janeiro) organizaram, em 2010, um simpósio em Ilha Grande, Rio de Janeiro quando diversos pesquisadores, interessados e envolvidos em estudos sobre o Conceito DOHaD, se reuniram pela primeira vez no Brasil para discutir sobre esta nova linha de pesquisa. Em 2012, foi a vez do segundo encontro, em Guaraqueçaba, Paraná, contando com a presença de Patrícia Silveira (McGill University, Canadá) e muitos outros pesquisadores. Em 2013, foi formado o Capítulo Latino-Americano da International DOHaD Society, tendo como fundaores Paulo Mathias (Brasil), Elena Zambrano (México), Bernardo Xavier (Chile) e Antonio Marcus Paes (Brasil). Em 2014, Paulo Mathias organizou o 1º Simpósio Internacional de DOHaD e Stress em Ponta Grossa, Paraná, em conjunto com a 1ª reunião do Ibero-American DOHaD Chapter, reunindo centenas de pesquisadores da América Latina. O 2º Simpósio Internacional de DOHaD e Stress ocorreu em 2018, abordando o conceito DOHaD aplicado em diferentes temas, tais como: metabolismo, exercício, comportamento e reprodução.
Em 2019 ocorreu 3º Simpósio Internacional de DOHaD e Stress, por sua vez organizado pelo Rodrigo Mello Gomes (UFG), onde foi discutido a necessidade de nuclear os professores que trabalham com o conceito DOHaD, sendo decidido a fundação da Associação DOHaD Brasil. A primeira chapa foi composta pela professora Dra. Patrícia Aline Boer (Unicamp) como Presidente; Professor Dr. Egberto Gaspar Moura (UERJ) como Vice Presidente; Professora Dra. Graziela Scalianti Ceravolo (UEL) como Secretária; e Professor Dr. Rodrigo Mello Gomes (UFG) como Tesoureiro, sendo eleitos e assim iniciando a associação, que foi estabelecida legalmente em 2020. A primeira assembleia foi realizada no ano de 2021 com a eleição do conselho deliberativo e fiscal, com suas devidas representações regionais.